segunda-feira, 21 de novembro de 2016

89. Reune ou Reúne


«Quando misteriosas naves espaciais aterram em vários pontos do globo, uma equipa de elite – liderada pela especialista em linguística Louise Banks (Amy Adams) – reune-se para investigar». 
Sinopse do filme O primeiro encontro, site da NOS, 20 de novembro de 2016.

Há coisas do demo, de facto!… Quis o acaso que o erro na sinopse do filme O primeiro encontro, disponível no site da NOS, surgisse justamente num trecho em que se fala de uma especialista em linguística… O erro é no tempo verbal do verbo reunir já que «reúne» é uma palavra acentuada, dado que existe um hiato entre o «e» o «u», sendo o «u» a vogal tónica.

P.S. – Na mesma sinopse, também há uma gralha a falta do l final em «mundia», que devia ser «mundial».

domingo, 20 de novembro de 2016

88. Bem vindo ou Bem-vindo

Foto: Paulo J. S. Barata (19 de novembro de 2016)

À entrada do Parque das Nações, a respetiva junta de freguesia saúda-nos com um «Bem vindo». É comum a confusão entre «Benvindo» (nome próprio) – até mais usual no feminino: «Benvinda» – e «bem-vindo», fórmula de saudação. Mas é porventura menos comum o lapso entre «bem vindo» e «bem-vindo». «Bem-vindo» é uma palavra composta, formada por justaposição do advérbio «bem» e do adjetivo verbal «vindo» que têm de ser ligados por hífen.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

87. Solarengo ou Soalheiro (3)

«[...] o fim de semana prolongado e solarengo acabou por presentear os que escolheram o Sul»
Diário da Manhã, TVI, 31 de outubro de 2016, 8h09.

Solarengo significa «relativo ou pertencente a um solar», isto é, a uma casa nobre. O que ali se deveria ter dito era «soalheiro», ou seja, «iluminado pelo sol». Etimologicamente não há dúvidas, «solarengo» provém de «solar + -engo», «soalheiro» provém de «soalhar + -eiro». 

P.S. - Registe-se, porém, que o Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa já apresenta - mal - ambas as expressões como sinónimas.