sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

92. Preponente ou Proponente


«Apesar de terem reunido toda a documentação necessária, as inscrições dos candidatos foram reenviadas às estruturas locais de Aveiro e Coimbra, de onde são os preponentes, por alegadas falhas nos processos, avança o jornal ‘Público’».

O que parece - porque o contexto não é inteiramente claro - querer dizer-se aqui era «proponentes», ou seja, os que propõem (propuseram), e não «preponentes», isto é, literalmente, aqueles que põem à frente, que prepõem, comummente, que elegem ou designam alguém. Preponente é usado no âmbito jurídico para significar alguém que designa outrem para o representar ou agir em seu lugar.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

91. Sob ou Sobre (5)



«Foi sobre a sua liderança que o império cresceu, estendendo-se às mais diversas áreas, do negócio da madeira, aos hipermercados, passando pela comunicação, com a Rádio Nova (1989) e o jornal Público (1990). O filho Paulo de Azevedo substituiu o pai na liderança do grupo em 2015».
Sapo 24, 29 de novembro de 2017.

Mais uma vez! A propósito da morte do empresário Belmiro de Azevedo, o que se deveria ler na frase acima era foi sob a sua liderança, foi debaixo da sua liderança, e não «foi sobre a sua liderança», dado que não se está a falar dela.
As preposições «sob» e «sobre» são antónimas: «sobre» reporta-se com frequência a uma posição de superioridade relativamente a algo («por cima de») e «sob» a uma posição de inferioridade ou subordinação («por baixo de»).

terça-feira, 28 de novembro de 2017

90. Catalinada ou Catilinária



«Mas não foi o presidente do Braga que, há 15 dias atrás, após o jogo de Alvalade. foi à sala de imprensa despejar uma catalinada contra os árbitros - e, naquele caso concreto, com toda a razão?» 
Miguel Sousa Tavares - «Sinais de desgaste», A Bola, 28 de novembro de 2017, p. 36.

«Catalinada» não existe. Parece ser uma amálgama entre «catilinária» - diatribe, discurso violento - e «catanada» - usada figuradamente com o mesmo sentido. O correto seria «catilinária», termo que provém das das célebres catilinárias, discursos proferidos pelo cônsul romano Marco Túlio Cícero contra Lúcio Sérgio Catilina, de que vieram a tomar o nome.